top of page

Série CHECK in-out 16 - INDICADORES DE COMPETÊNCIAS. Quais são os seus?

Acredito que ninguém em sã consciência sai para sua vida diária pensando: hoje vou mostrar minhas verdadeiras competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), esperadas pelo mercado, pelos clientes, colegas de trabalho, líderes...etc.


Sabemos que ter consciência do uso delas no momento correto, de forma correta e com a pessoa correta, o resultado tende a ser melhor, se conquista mais oportunidades e minimizamos certos incômodos sociais.


Então, como podemos desenvolver a competência de ter consciência de que o que estamos fazendo - ou prestes a realizar - está sendo feito de forma “controlada” ao ponto de poder ter “certeza” do seu resultado?


Durante muitos anos fomos parametrizados por alguns comportamentos (conjunto de habilidades e características), desejados pela empresa. Onde atuei e que muitas vezes por não ser levado em consideração os elementos norteadores pessoais na sua condução, acabava por se tornar enrijecido, inflexível até se rompia por bater de frente com valores inegociáveis de cada indivíduo. 


Aqui estão relacionados por blocos de competências e indicadores que podem servir de métricas para você, sua carreira ou para sua empresa.


INDICADORES DE COMPETNCIAS X AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO 

VISÃO DE NEGÓCIOS


-Senso de urgência – Habilidade de identificar o grau de importância e urgência para propor e atuar com agilidade (no momento certo).


-Priorização de informações – Capacidade para identificar informações relevantes e senso de urgência para a transmissão e utilização destas informações.


-Visão X Custo benefício – Capacidade para identificar situações para investimento de esforços e recursos de forma a conseguir retorno significativo para os negócios.


-Percepção do impacto do seu trabalho no resultado do negócio – Capacidade de analisar a situação e perceber a contribuição de seu trabalho no resultado da empresa.


-Busca e gestão da informação da concorrência – Habilidade em coletar, analisar e interpretar informação sobre a concorrência, relevantes na dinâmica do trabalho, com foco para o seu resultado e não do concorrente.


ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS


-Criatividade e Inovação - Habilidade de criar coisas novas, transformando situações através de novas ideias e recursos, identificando oportunidades.


-Iniciativa – Capacidade de agir proativamente, identificando oportunidades para resolução de problemas.


-Flexibilidade – Adaptar-se e trabalhar eficazmente dentro de uma variedade de situações.


-Competitividade – Busca um diferencial competitivo para o negócio, através da qualidade de seu esforço.


-Negociação e persuasão – Capacidade para influenciar outros na obtenção de apoio para suas ideias, ações e negócios para o alcance de resultados que atendam interesses comuns.


-Foco no cliente – Interesse em atender, ajudar, propor soluções, agregar valor e construir relacionamento através de parceria.


-Determinação – Persistência e direcionamento de esforços na busca de seus objetivos.


ORGANIZAÇÃO


-Visão corporativa – Manter-se atualizado sobre os produtos e negócios das diferentes unidades, estabelecendo relação com a visão da empresa.


-Prática de princípios e valores organizacionais – Disponibilidade em assumir princípios e valores organizacionais (Missão, Visão e Valores), tomando decisões em seu âmbito de trabalho em benefício da empresa.


PLANEJAMENTO


-Organização do trabalho – Capacidade de dimensionar suas atividades, segundo critérios de priorização (urgência / Importância) e disponibilidade de tempo.


-Cumprimento de prazos – Habilidade de atingir seus objetivos dentro de prazos estabelecidos em planejamento (resultado).


-Visão de processos – Clareza dos diferentes papéis e responsabilidades envolvidos nos processos da área, para atingir os objetivos previstos.


GERENCIAMENTO DE TERRITÓRIO


-Busca de informação – Ter um comportamento orientado para busca de informações, identificando fontes, analisando e selecionando dados relevantes para orientar suas ações.


-Segmentação de mercado – Habilidade de organizar seu trabalho, agrupando os clientes segundo os critérios definidos de segmentação de mercado e objetivo específicos para cada um.


TARGETING


-Capacidade de escolha dos segmentos e/ou clientes estratégicos mais interessantes ao negócio, dando foco aos clientes de maior potencial de retorno.


-Planejamento – Habilidade em perceber a situação do mercado (diagnóstico e prognóstico), analisar os cenários da empresa, estabelecer objetivos, definir ações.


-Implementação – Capacidade de efetivar ações previstas no planejado.


-Monitoramento – Acompanhamento contínuo de ações x objetivos. Corrigir rumos e reforçar acertos.


COMUNICAÇÃO (verbal e não verbal)


-Transmissão de ideias – Habilidade de estruturar com clareza as ideias a serem transmitidas de forma a facilitar a compreensão.


-Fluência – Domínio de vocabulário e estrutura verbal que permita a facilidade de expressão.


-Adequação de linguagem – Utilização de vocabulário e expressões adequadas ao conteúdo e a ser comunicado e às características do ouvinte.


-Utilização adequada de linguagem corporal – Integrar gesticulação e postura à situação, como recursos facilitador de expressar uma idéia.


-Empatia – Habilidade de perceber o ponto de vista do outro, buscando interação.


-Escuta ativa – Atenção e verdadeiro interesse ao conteúdo expresso. Não interromper, processar e interagir sem ansiedade. 


-Relacionamento interpessoal – Sensibilidade interpessoal no relacionamento com o outro, percebendo situações, características pessoais, adequando abordagem, sem perder assertividade e foco.


-Impacto pessoal – Presença, energia, assertividade, capacidade de influenciar.


TRABALHO EM EQUIPE


-Fazer parte de um time – Sentir-se parte e defender interesses corporativos em seu trabalho.


-Trabalhar cooperativamente – Disponibilidade em trabalhar com outros, compartilhando informações, ideias e esforços.


-Participar efetivamente em projetos e equipes – Capacidade de conviver e trabalhar em diferentes grupos, trocando experiências e agregando valor.


-Busca sinergia de esforços – Habilidade em obter comprometimento de outros para alcance de resultados comuns.


AUTO DESENVOLVIMENTO


-Auto motivação – Não necessita de reforços ou estímulos externos para realizar o que se propõe.

-Busca de conhecimentos gerais e técnicos – É importante com seu auto desenvolvimento, buscar formas e oportunidades de aprendizagem.


ASPIRAÇÃO PROFISSIONAL


-Sonhos e desejos – Alimentar as aspirações para que se possa ter um propósito, objetivos e metas bem delineados de onde se quer chegar.


-Detalhar os degraus – Desenvolver a habilidade de fracionar seus objetivos em pequenos estágios para facilitar sua visualização e conquistas por partes. Isso torna a percepção dos desafios menores e mais palpáveis e facilita a aceitação.


-Apresentar resultados primeiro – Trabalhar fortemente para que seus resultados o leve a conquista do tão sonhado desejo. Mostrar trabalho antes de querer receber a recompensa. Foco na lei da conseqüência: entregar primeiro, receber depois.


Diante de todos os elementos relacionados e conceituados aqui (conceitos pessoais, com base nas minhas experiências, não requer aceitação de outros), restam 3 posicionamentos a serem adotados:


1-Posicionamento pelo AUTO DESENVOLVIMENTO – leitura, pesquisa, troca de experiências, observação... Você com você mesmo. Contribuindo com seu próprio aprendizado. Normalmente leva mais tempo, desgaste maior e trabalha-se muito na casa do erro e acerto... Disciplina e determinação são os elementos exigidos ao máximo nesse modelo. Sentimento de incapacidade e incompetência diante de dificuldades e erros. Grande possibilidade de abandono.


2-Posicionamento pelo TREINAMENTO – Alguém que possa promover o seu conhecimento, cursos, capacitações, formação, dinâmicas... Para seu crescimento. Normalmente aprendemos muito com isso, mas pouco é colocado em prática. Estudos mostram que temos um pico de captação de conhecimento e baixa retenção por não colocarmos em prática o que foi adquirido. Risco de não continuidade e foco do processo de aprendizagem. A meçhor metodologia é a prática.


3-Posicionamento pela TUTORIA – Alguém que possa encurtar o caminho de aprendizagem, minimizar os erros, trazer experiências e conhecimentos já lapidados e contribuir de forma responsável com o resultado... pessoal e profissional. É preciso muita afinidade. Construir uma relação segura, confiável e de grande credibilidade para que o processo funcione. Risco de se manter fiel ao seu propósito é maior pela mudança de mentalidade e pela ancoragem de um tutor.


Em cada uma temos nossos próprios aprendizados e decepções! 


Em minhas experiências profissionais e pessoais experimentei todas. Todas contribuíram de seu modo e no que fui capaz de absorver e praticar. Mas a que trouxe retorno em menos tempo e com maior precisão de acerto foi ter me posicionar pela TUTORIA. 


No contexto de adotar um tutor, entraram em cena algumas variáveis importantes para a garantia do processo de crescimento: sentimento de que você não está sozinho; sensação de que algumas partes do caminho já foram trilhadas, já são conhecidas por quem te orienta; certeza de que tem alguém te amparando e questionando a cada passo; alguém que te desafia a ir sempre mais na sua entrega e que coloca energia extra e externamente a sua própria decisão e vontade para que você permaneça no foco e em constante caminhar. 


E uma muito importante, alguém que vibre contigo e por você em pequenas vitórias...

É. Não é tão simples como colocar no papel ou dizer para alguém, faça isso ou aquilo. Existem muitos outros elementos intangíveis que permeiam os comportamentos e que influenciam tão fortemente no resultado das nossas escolhas que às vezes até questionamos o método, sem levar em consideração as regras postas por nossos próprios sentidos, sentimentos e crenças. 


Sua participação:


-Que elementos intangíveis são mais propensos a influenciar suas decisões quando colocado sobre pressão?


-E em tempos de calmaria quais os que te influenciam no dia a dia?


Por: Mário Borgo com base em estudos e experiências relacionadas aos indicadores de competências x ações de desenvolvimento utilizado na Farma RX durante minha estada na indústria farmacêutica. Conceitos e metodologias trabalhadas pela MS Borgo – Estratégias para Expansão de Negócios.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2024 - MS BORGO - Desenvolvido por Dois Marketing On-line

bottom of page